Make your own free website on Tripod.com
world surf brasil

matérias de surf

Home
downloads
como publicar
propagandas
matérias de surf

 

História do surf

tudo começa...

 

Embora não se saiba exactamente como e quando o Surf começou, acredita-se que muito antes do século XV, reis, rainhas, homens e mulheres das Ilhas Sandwich praticavam BodySurf.

Situada no Pacífico, esta ilha era favorecida por grandes ondas.

De todos os hawaianos que surfavam, era o Alii (chefe da tribo) quem detinha a maior reputação pela sua dedicação e agilidade com as pranchas e ondas. Tinham as suas próprias orações, cânticos, boardshapers (fabricantes de pranchas), e tinham praias onde só eles surfavam.

O estatuto de líder dos chefes, dependia em parte da sua força e energia, o Surf não era apenas um desafio, mas uma boa maneira de manter a boa forma física.

"Muito perigoso e extravagante, arriscado e desprovido de valor..."




James King 1779



Inicialmente no principio antes dos anos 20 os surfistas usavam enormes troncos de madeira, apesar do enorme peso, mas com a sua popularização passaram de troncos para verdadeiras pranchas.

No final dos anos 30 a arte de construir pranchas foi evoluindo de ano para ano e hoje uma prancha de surf é feita de poliuretano coberto de fibra de vidro o que faz com que ela se torne muito leve.

Duke kahanamoku de origem havaiana foi o responsável pela vulgarização do surf apesar de antigos reis do Hawaii já descerem ondas séculos antes. , Duke morreu com 75 anos de idade, em 1968com um ataque cardíaco, desde então, ele ficou conhecido como o Pai do Surf Moderno.

As Maiores ondas do mundo quebram na:

Costa Norte da Ilha de Oahu! e duram apenas 3 meses no ano no período de dezembro a fevereiro. Estas fabulosas com até 15 metros ondas aparecem devido às tempestades ocorridas no oceano pacifico. O arquipélago havaiano tem o orgulho de apresentar aos surfistas as melhores ondas do mundo.

 Prancha Certa
A escolha de uma prancha depende do peso e altura.
Se é adulto e está iniciando: pegue uma prancha grande com bastante flutuação.
Se é adulto e esta progredindo: escolha uma prancha que tenha estabilidade suficiente quando esta remando e que tenha um pouco menos de flutuação.
Esta crescendo e esta iniciando: pegue uma prancha um pouco grande mas que consiga carregá-la.
Esta crescendo e esta progredindo: pegue uma prancha fina e que sustente seu peso.

Princípios básicos de uma prancha Olhando uma prancha de lado verás o rocker (curva vertical). Um rocker acentuado é sinal de uma prancha mais manobrável.
Um rocker suave é sinonimo de uma prancha mais rápida que desliza melhor porém é mais difícil de manobrá-la.
Olhando uma prancha por baixo vai ver outline, a forma geral de uma prancha,br > Um outline redondo e largo é bom para ondas pequenas e sem força.
Um outline mais estreito é conveniente para ondas mais fortes.

ATENCÃO
Há diferenças pequenas, minimas de somente 2 (dois) ou 3 (trêS) milimetros.
Da combinação desses principios básicos são feitas as diferentes pranchas e sua adesão com relação ao seu peso, altura, nivel, tipo de onda inclusive seu estilo.
Envolvendo com a mão a borda da prancha, poderá sentir a espessura e a forma desta. A espessura deve adaptar-se com seu peso. Uma borda redonda é boa para onda gorda uma borda fina para ondas ocas.Rabeta (Tail) largas sao para ondas gordas, as mais estreitas para ondas cavadas.

veja os alguns modelos de pranchas

alguns tipos de pranchas

nos envie um e-mail dando: dicas, criticas e sigestões daniloreef@bol.com.br

worldsurfbrasil.tripod.com